domingo, 20 de março de 2011

Afinal o que seria um "Cliffhanger?"



Bom dia Chuckster's!!! Eu prometi à todos vocês aqui que iria explicar o significado de "cliffhanger" muito comentado nesses últimos dias aqui no site, por conta do nome do último episódio de Chuck.
Para entendermos o que está por vir, precisamos primeiramente entender o significado da palavra.


"Cliffhanger, na tradução literal para a língua portuguesa “à beira do precipício”, ou “à beira do abismo”, é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem numa situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, em casos de séries ou seriados, fazê-la retornar ao filme, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos.
O termo teve sua origem por volta do início do século XX, e foi dicionarizada em 1937, no Oxford English Dictionary. Na época o recurso foi utilizado como fim de episódio para os seriados do cinema mudo, quando o personagem ficava literalmente “à beira do precipício”, e muitas vezes as frases "To be continued," ou "The End?" instigavam a curiosidade da audiência para o próximo episódio."


Bom agora entendemos o seu significado. Mas com que objetivo o roterista usam tal recurso? Não se enganem que é um recurso usado em roteiros relativamente novo. Pois esse tipo de situação já ocorreu em grandes séries como por exemplo: Lost, Dexter, Friends e Monk. Esse recurso também é muito utilizado em filmes, para citar um exemplo: Star Trek.
O roteirista adota tal estilo, com o objetivo de arrematar o(s) episódio(s) que se constrói sobre o valor do suspense como garantia de audiência, em que o espectador aguarda com ansiedade o desenrolar da solução, a respeito dessa solução ser, de certa forma, previsível. A situação envolvida no cliffhanger permanece clara na memória do espectador, mantendo-o interessado na história, mesmo com um intervalo considerável entre a situação apresentada e a solução oferecida. Tal efeito estabelece que as pessoas costumam se recordar de tarefas incompletas ou interrompidas melhor que tarefas completadas.

Agora ficou claro para todos o que significa e o objetivo de usar o recurso "cliffhanger?" Diante de tal explicação já dá para tirarmos 2 conclusões!!
1- Com esse título com certeza teremos um grande episódio. Que para mim, com certeza, dependendo do que irá acontecer, nos fará (ou nos sentiremos obrigados...) a reassistir todos os episódios de todas as temporadas de Chuck para que possamos entender o tal "cliffhanger" para que possamos enxergar um outro lado da história de uma forma que talvez nos despercebemos. (Podem ter a mais plena que isso COM CERTEZA vai acontecer!!!! Palavra de quem é série maníaca - por experiência própria por Fringe.....)
2- Com esse título, com certeza teremos um TO BE CONTINUED.... pois sinto o Chris Fedak muito interessado nesse arco de episódios e consequentemente uma renovação da série.

Mas e vocês, Chuckster's de Plantão? O que acham disso tudo? Gosto de ver as mais diversificadas teorias que rolam no Cbox do site!!!! Comentem, discutem e melhor lancem muitas teorias.... vai que alguma teoria de um de vocês possa ser a  mais certa do que estar por vir. Eu já tenho a minha... só estou esperando por mais um episódio para concluí-la. (Glaucia Lemos)

Muitos Chuckles à todos!!!!




Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: